sábado, 22 de maio de 2010

Non consumers e overshot no mercado de Telecom

Particularmente no mercado de Telecom pode-se observar as operadoras locais e de longa distância como as grandes players, abrangendo uma quantidade de clientes muito grande, principalmente em suas regiões de atuação.

Será que há movimentos de disrupção neste mercado que podem abalar o market share destas empresas, através da entrada de novas concorrentes atuantes em segmentos de consumidores overshot. Ou então, através de novas tecnologias ou modelos de negócios que irão apresentar um novo cenário onde aparecerão os non consumers?

De fato a tecnologia VoIP apresenta uma oportunidade de disrupção de baixo mercado, onde redes inicialmente projetadas para carregar dados, como as redes IP, podem ser utilizadas para o tráfego de voz. Este tráfego é atendido com qualidade pelas redes comutadas por circuitos das operadoras de Telecom líderes de mercado, porém quando se cogita carregar o mesmo por redes de pacotes deve-se ter cuidado na análise. As redes de pacotes não oferecem ainda facilidade em carregar voz, bem como estas dificuldades tecnológicas implicam em menos qualidade no serviço oferecido. Sendo assim, a disrupção de baixo mercado se dá nos consumidores que podem ser overshot pelas operadora líderes, e estariam dispostos a pagar menos por seriços de baixa qualidade comparando-se com os atuais.

Esta tecnologia então poderia ser utilizada por empresas entrantes que utilizariam redes de dados oferecendo serviços de voz. Entretanto as líderes de mercado poderiam neste ponto neutralizar a ação das entrantes oferecendo também no seu portfólio o serviçp de VoIP, a custos mais baixos, e neste caso, sob o ponto de vista das líderes seria uma inovação sustentadora e não disruptiva.

Outro aspecto importante são os nonconsumers que apareceram com a tecnologia telefonia móvel. Esta tecnologia proporcionou que um mercado de não consumidores que utilizariam um serviço móvel de telefonia, permitindo a comunicação sem um aparelho fixo em uma localidade, e principlamente permitindo o uso em movimento. Aliado ao modelo de negócio pré-pago, onde o cliente utiliza créditos apenas para falar, esta disrupção conseguiu levar uma parte dos clientes das operadoras líderes de telefonia fixa, e também limitou seu crescimento futuro, fazendo com que as mesmas começassem a se preocupar com o assunto. Diferente do VoIP que não está maduro e as líderes podem ainda planejar um contra ataque, através da possível entrada no negócio, a tecnologia móvel trouxe dificuldades para as mesmas, onde uma alternativa é a aquisição das operadoras móveis, ou participação nas mesmas, a fim de poder marcar presença neste novo mercado que atrai seus antigos clientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário