quinta-feira, 13 de maio de 2010

Mercado Overshot - Parte II

Conforme descrito no post anterior, os consumidores dos mercados overshot estão dispostos a pagar menos por produtos similares, que possam solucionar seus problemas, atender suas necessidades, porém com menos funcionalidades. Ou seja, características simples e básicas são desejadas no lugar de sofisticação e aumento da quantidade de recursos.

Como exemplos pode-se citar o desenvolvimento dos netbooks. Aparelhos com tamanhos menores que podem ser carregados facilmente, oferecendo a possibilidade de utilização em várias localidades e garantindo a mobilidade do usuário. Estes aparelhos disponibilizam então menos recursos, ou no mínimo mais otimizados, como a ausência de reprodutores ópticos (CDs e DVDs) nos netbooks, telas menores, processadores, memórias e motherboard específicas. Com um preço mais acessível, estes computadores criaram uma disrupção no mercado e foram aceitos por aqueles consumidores que não precisavam de desktops e notebooks com configurações completas e sofisticadas para seu uso cotidiano e ansioso por mobilidade.





Outro mercado que pode ser citado como exemplo foi o automobilístico com o desenvolvimento dos carros equipados com motores 1.0 no Brasil. Este tipo de veículo atendeu consumidores que não estavam dispostos a pagar os valores cobrados pelos carros oferecidos pelas montadoras até aquele momento. Os novos carros 1.0 entraram no mercado e atingiu de forma certeira estes consumidores que preferiam carros com motores menos potentes, mais econômicos e com menos acessórios.





Pode-se citar as mais variadas indústrias e seus mercados como os voos mais baratos que oferecem menos menos serviços de bordo de algumas empresas aéreas, os sistemas self-service dos vários fast-foods existentes, o modelo de negócio dos sistemas pré-pago das operadoras móveis, os cursos de educação à distância abordando temas específicos do conhecimento sem as estruturas de salas de aula, professores e laboratórios, os apartamentos nos centros das cidades que oferecem serviços básicos através de quartos “otimizados” para hospedagem curta e café da manhã fast-food, entre outros.

Há muitos exemplos de disrupção de baixo mercado, onde produtos novos com menos funcionalidades que os originais são oferecidos e conseguem ganhar a preferência de consumidores saturados por inovações sustentativas, as quais elevam a qualidade dos produtos existentes, sem saber se o consumidor deseja as novas características. Além de elevar o preço dos mesmos, o que acaba por desagradar ainda mais este grupo.

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