domingo, 13 de junho de 2010

Crescimento Econômico e Inovação

A criação de valor para uma empresa é um assunto essencial e algumas vezes interpretado de forma equivocada. De modo geral o fator gerador de valor para uma empresa é o que dela se espera, e se projeta, para períodos curtos, ou seja, em uma medida de tempo finito o mercado deve poder visualizar a possibilidade de crescimento da empresa. Este comportamento de expectativa e análise de períodos curtos se explica através do fato de que as projeções para longos períodos apresentam uma estabilização natural e consequente acomodação do seu crescimento inicial. Entretanto esta tendência a longo prazo pode, e deve, ser modificada a fim de que a empresa possa contiuar crescendo continuamente após sua entrada nestes níveis de estabilização, e uma das chaves para alcançar os saltos de crescimento é a inovação.

A criação de valor está baseada em dois pilares fundamentais que é o lucro econômico e o crescimento.

O lucro econômico deve ser analisado sob dois aspectos principais, sendo o primeiro relacionado com a capacidade da empresa em gerar retorno sobre seu capital investido, aumentando sua produtividade através de uma operação eficiente do seu ambiente operacional, proporcionando ganhos sobre o investimento em seus ativos, e o segundo relacionado com sua gestão de riscos que vai determinar o seu custo de capital, através de uma estruturação deste capital que deve tender à melhor possível no seu ambiente.

O crescimento sustentado pode ser obtido através de dois processos fundamentais, sendo eles as aquisições e o crescimento orgânico. As aquisições são variáveis importantes para o crescimento, porém o crescimento realmente sustentado será obtido através do crescimento orgânico da organização.

Organicamente a empresa pode crescer caso consiga ter sucesso em inovação nas suas mais variadas formas, como seu modelo de negócios, seus processos, sua forma de gestão e seus produtos, entre outras. Este crescimento vai deslocar a empresa para outro patamar, até que seja atingida nova estabilização, sendo assim a empresa deve buscar inovar constantemente a fim de que possa manter sua escalada de crescimento sustentado e ascendente, conforme demonstrado na figura 1. Caso contrário será como uma máquina que opera de forma linear, entregando seus resultados sempre iguais, seguindo um processo estabilizado através do abastecimento de sua entrada, utilização de recursos e meios de tranformação para produzir o seu resultado final, e então conduzir à saída o produto acabado. Sempre de forma constante, sem crescimento importante, e com o agravante de encontrar concorrentes aptos a obter vantagens competitivas superirores, e ganhar clientes e mercados originalmente seus.



Fig 1. Patamares de estabiliação e crescimento por inovação


Importante notar que o reinvetimento do lucro de uma empresa em suas próprias atividades de P&D, operações, e outras, se trata do motor essencial para que a mesma consiga perseguir o aumento do seu crescimento orgânico. Normalmente o custo dos recursos próprios são mais baratos do que, por exemplo, a captação de terceiros e o lançamento de novas açoes. Sendo assim percebe-se este reinvestimento como um indicador importante do nível de crescimento potencial de uma empresa, e da demonstração de interesse por parte da alta administração em sustentar este crescimento através de suas operações, e não de outra alternativa, também importante, porém atrelada a riscos e demanda de especialização, análises e avaliações permanentes, que é a alavancagem financeira.

Pode-se concluir desta forma a importância da implantação de uma cultura de inovação dentro da empresa, a fim de que possa utilizar os elementos corretos, como seus recursos, processos e valores, através das inovações necessárias aos saltos de crescimento, que deslocarão esta empresa dos patamares de estabilização que ocorrem naturalmente após detrminados períodos, para níveis mais altos.

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