segunda-feira, 19 de abril de 2010

Disrupção de Mercado - Nonconsumers Part II

Complementando as considerações sobre o mercado de nonconsumers e sua importância para as inovações disruptivas, este texto fornece alguns exemplos sobre o asuunto.

Há vários exemplos de disrupção de mercado através do atendimento de nonconsumers. As empresas devem estar atentas a este ambiente a fim de promover inovações, e desta forma gerar valor para ela.

A inovação lançada é um dos elementos mais importantes na criação de valor para uma organização, e consequente aumento de suas açoes, mas este é uma tema para ser explorado em outro momento.

Um caso interessante e peculiar a ser destacado é o dos PCs. Neste mercado os equipamentos se tornaram, ao longo do tempo, menores, versáteis e também proporcionaram mobilidade a seus usuários. Nesta trajetória de desenvolvimento foram criados os Laptops, Netbooks e neste momento os Tablets. Verifica-se o atendimento a um mercado não consumidor de computação móvel até sua criação e disponibilização em escala comercial viável.

Entretanto, se olhada através de outra perspectiva, a peculiaridade desta inovação se dá no fato de que a mesma também atende o requisito de entrar no segmento de consumidores overshot. Ou seja, daqueles consumidores que são atendidos de forma mais que suficiente, e até gostariam de menos capacidades operacionais e funcionais para os produtos. Neste cenário, os computadores com telas menores, menos capacidades de memória e processamento, e até sem determinados dispositivos como mouses e leitores e gravadores de DVD, atendem às expectativas.

Pode-se notar as diferenças do Netbook e do Tablet com o desktops, e então constatar a simplificação do conjunto hardware e software para atender as necessidades principais de conectividade, que tem como pano de fundo a participação em redes sociais compartilhando conteúdo digital com seus participantes.

O mercado de consumidores overshot será abordado de forma mais aprofundada em breve, através de um novo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário