quarta-feira, 28 de abril de 2010

Mercado Overshot

Outro foco importante que deve ser considerado no momento de observar a chegada de uma inovação disruptiva, ou de planejar a implantação de uma inovação disruptiva, são os sinais emitidos pelos grupos de consumidores overshot, nos diversos mercados existentes.

Este grupo derivará dos consumidores que já têm suas necessidades atendidas através de produtos e serviços oferecidos pelos seus fornecedores, nos diversos mercados existentes. Sendo assim o mercado overshot está em um grupo de consumidores de produtos já existentes.

Este aspecto difere este grupo daquele dos nonconsumers, onde não havia um produto até determinado momento, ou tecnologia que viabilizava o desenvolvimento de algo capaz de suprir uma nessecidade latente.

Desta forma, o ponto central que pode definir os consumidores overshot, é o excesso de funcionalidades, características, e conteúdo, entre outros itens, que os já clientes não necessitam, e não estão dispostos a pagar mais por estes adicionais.

Muitos produtos e serviços lançados inicialmente com características primárias e essenciais aos seus consumidores, evoluem, ao longo do tempo, através de inovações sustentadoras e outros tipos de melhorias nem tanto inovadoras, que ocorrem periodicamente. Sendo assim, alguns fabricantes podem não perceber e iniciam um processo de desgaste com seus clientes, através da oferta de produtos ou serviços muito sofisticados e mais caros que versões anteriores. Muitas vezes este processo ocorre sem que o cliente tenha sido ouvido, ou seja, sem que se tenha a noção exata do atendimento das reais necessidades e expectativas dos seus clientes, justificando assim o desgaste mencionado.

Quando esta situação se consolida, nota-se o aparecimento do ambiente propício para a entrada de uma inovação disruptiva no mercado. É importante a leitura correta dos sinais que indicam este cenário favorável.

As inovações que podem aparecer neste ambiente são através do desenvolvimento de produtos similares quanto à funcionalidade principal dos já comercializados, entretanto com menos recursos oferecidos e com menos sofisticação.

A entrada destes produtos pode ser chamada de inovação disruptiva de baixo mercado, onde uma parte significante de consumidores migram para estas novas ofertas, que podem suprir suas necessidades básicas ao custo que eles acham justos para o cumprimento destas funções.

A seguir serão apresetados e comentados alguns casos de produtos que inovaram de forma disruptiva através do baixo mercado.

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