Uma alternativa ao modelo de Porter relacionado a estratégia de diferenciação e estratégia de baixo custo são as INOVAÇÕES DISRUPTIVAS.
As inovações disruptivas podem ser definidas como novos produtos, processsos, serviços, ou modelos de negócios que modificam de forma radical hábitos e comportamentos das pessoas, relacionados com a utilização dos mesmos.
Em contraste com as Inovações Sustentadoras onde ocorre nos mercados mais exigentes, os produtos são novos e/ou aperfeiçoados a fim de prover maior qualidade e confiabilidade, as Inovações Disruptivas irão oferecer um produt ou serviço mais adequado ao uso, e deverá ter inicialmente uma taxa de crescimento explosiva, podendo ser um novo modelo de negócio.
Sendo assim Inovação Disruptiva inicialmente tem como características:
- Qualidade pode ser afetada
- Novos contextos de uso
- Barreiras de aceitação
Principais Benefícios:
- Conveniência
- Customização
- Modificação dos preços
Entretanto:
- Devem criar raízes nos novos consumidores
Onde estão as oportunidades para inovações disruptivas? Consumidores overshot, undershot, ou aqueles ainda não-consumidores?
Não-consumidores: mercado inexistente.
- Tarefa a ser realizada
- Recursos escassos
- Falta de habilidade/conhecimento
Consumidores undershot: consumidores cujas expectativas não são atendidas plenamente.
- Capacidades do produto limitadas
- Necessidades não atendidas
- Disposição para pagar mais
Consumidores overshot : consumidores atendidos de forma superior ao que necessitam /gostariam.
- Deixam de pagar por melhorias adicionais
- Inovações mais rápidas do que os consumidores podem absorver
Para aprofundar o assunto, veja o texto a seguir:
Harvard Business School Press - Seeing What’s Next: Using the Theories of Innovation to Predict Industry Change - Christensen, Anthony, Roth
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